ORDEM E LIBERDADE
ORDEM, LIBERDADE e ALIENAÇÃO
Reflexão. Esta é a missão do dia.
Ao concluir a leitura da obra de Jorge Bengochea* cujo oportuno título é "Ordem e Liberdade: A revolução da cidadania" pude me dar conta de como somo idiotas e nos permitimos passivamente sermos violentados todos os dias.
Somos cotidianamente enganados, mal tratados, esfolados tributariamente, mortos, adoecidos, jogados ao descaso, humilhados, negligenciados, descriminados e esquecidos.
Não somos povo e muto menos uma nação. Não temos um processo cultural que seja motivo de orgulho. Não somos nacionalistas. Não cultivamos o civismo. Não somos honestos. Não somos capazes de votar corretamente. Não saímos às ruas de forma continuada para mostra nossa indignação em tudo o que fazem conosco. Não olhamos para o futuro. Não somos capazes de entender que meia dúzia de pessoas e processos estão nos alienando e conduzindo-nos como gados ao matadouro, e pior, a nossa indignação, quando há, se resume a uma carinha triste no Facebook ou uma queixa feita em algum lugar do nada.
Somo apenas e tão somente pessoas mantidas vivas para que o hospedeiro político possa inocular em nós o veneno da alienação o qual nos mata lentamente.
Precisam nos manter vivos, para que se justifique juridicamente de que há um "povo" em um determinado "território", para que se justifique o discurso de que há um Estado soberano.
Precisam apenas de que exitam de fato esses desvalidos, para que votem e justifique também a farsa de uma democracia.
Há democracia, ordem, liberdade, progresso e cidadania no BRASIL? Me mostre onde por favor?
A podridão se mostra em todos os lados, com a casta superior dos "Poderes" fedendo, e mesmo assim, ditando as cartas e mantendo o povo sob curto cabresto eleitoral.
Somos assim ... ovelhas dóceis caminhando para o precipício dia após dia, pois somos covarde e incapazes de reagir, desobedecer, indignar-se e promover o descontentamento ostensivo nas ruas e praças.
Mas quando há carnaval, olimpíadas, copa do mundo, show da Anita, Pablo e outros ilusionistas e promotores da alienação, basta apenas alguém cantar "que tiro foi esse", que nossas orlas, estádios, arenas e ruas lotam de "brasileiros" capazes de se reunirem, gritarem por 24 horas seguidas, ao preço de um ingresso que custa quase um salário mínimo.
Este e o Brasil, a terra em que se plantando tudo dá aos corruptos, exploradores, empresários e desonestos.
____________________________________
Prof. João Alexandre
Educador Policial “Multiplicador” do Programa de Educação Policial Continuado (PEPCEx)®. Pesquisador convidado do Centro de Pesquisa e Pós Graduação (CPPg) das Faculdades Integradas IPEP®. Coordenador Acadêmico do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos (CESDH) ® Membro Profissional associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Membro Acadêmico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro associado à Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). Membro Honorário da International Police Association (IPA) – Secção São Paulo. Professor convidado do Grupo de Extensão e Pesquisa em Criminologia (GEPCrim-FIG). Consultor Técnico do Programa Ciências Policiais em Foco (TV CINEC). Contatos: academico@cesdh.com.br |
__________________________________________
Faculdades Integradas IPEP
"Escola Superior de Ciências Policiais"
www.pepcex.com.br
Torne-se um especialista em segurança pública reconhecido pelo MEC
Programa de Educação Policial Continuado - PEPCEx
"Capacitar para melhor servir"
Imagens: Google
Comentários
Postar um comentário