O SER HUMANO POLICIAL EM PRIMEIRO LUGAR
Gestão de
pessoas na segurança pública:
A melhor estratégia de segurança que se pode criar.
"A
Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias adotadas por uma instituição para
valorizar e desenvolver seu Capital Humano", importante ferramenta que vem ajudando a melhorar o desempenho das
grandes, médias e pequenas instituições públicas privadas.
O resultado de uma Gestão estratégica de
pessoas pode ser surpreendente e render uma produtividade além da normal, valorizando talentos já existentes, desenvolver e aprimorar novos profissionais,
motivar, criar boas condições de trabalho e relações interpessoais.
Fato
é que a Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) precisa sair do mundo das empresas
privadas e passar a abranger também o setor público, sendo a principal ferramenta de motivação do capital humano o qual na verdade, é peça fundamental
para a execução dos serviços públicos. Neste sentido, ao conduzir o tema para a área
da segurança pública, a qual tem como principal ferramenta de atuação o a pessoa do policial, ser humano, carregado de emoções, fraquezas e talentos; se vê na GEP uma grande aliada para se resolver questões tão relevantes que se
enfrentam no dia a dia das funções policiais.
Quando se fala em “Plano de
Segurança Pública”, ouvimos todos os tipos de propostas mirabolantes mas, a somatória de todas elas, não nos leva a lugar
algum sem a intervenção humana. Não lemos nestes planos alguém dizer que será implantando uma política de valorização do profissional de segurança pública ou um modelo de GEP voltado a compreender a origem do
que levou nossos policiais a atingirem altos índices de desmotivação.
Na
verdade o que precisa ser adotado no Brasil além de uma mudança radical no
Sistema Nacional de Segurança Pública, são medidas de valorização dos
profissionais desta área. Afinal os bons exemplos da iniciativa privada estão
ai para nos mostrar que um profissional motivado, produz muito, abraça a
filosofia da instituição e faz com que os resultados apareçam de forma
concreta.
Uma política nacional de segurança pública eficiente começa pela
valorização dos cinco pilares da Gestão de Pessoas:
Wilian de Moura
Guarda Civil Municipal de Lagoa da
Prata - MG
Gestor de Recursos Humanos, Educador Policial; Pós graduando em Ciências Policiais, Segurança
e Ordem Pública, Especializado em Gestão e Comando de Guardas pela Escola de
Comando de Guardas de São Paulo (ESCOM/CESDH), com capacitação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) em Aspectos Jurídicos da Abordagem;
Capacitação em Educação Para o Trânsito; Crimes Ambientais; Filosofia dos
Direitos Humanos aplicados a atuação policial; Gestão de Projetos; Sistemas e
Gestão em Segurança Pública; Violência Criminalidade e Prevenção - Aspectos
Gerais. Policiamento Comunitário Escolar, Planejamento Estratégico e Polícia
Comunitária.
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