O SER HUMANO POLICIAL EM PRIMEIRO LUGAR

Gestão de pessoas na segurança pública: 

A melhor estratégia de segurança que se pode criar.




"A Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias adotadas por uma instituição para valorizar e desenvolver seu Capital Humano", importante ferramenta que vem ajudando a melhorar o desempenho das grandes, médias e pequenas instituições públicas privadas.  
O resultado de uma Gestão estratégica de pessoas pode ser surpreendente e render uma produtividade além da normal, valorizando talentos já existentes, desenvolver e aprimorar novos profissionais, motivar, criar boas condições de trabalho e relações interpessoais. 

Fato é que a Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) precisa sair do mundo das empresas privadas e passar a abranger também o setor público, sendo a principal ferramenta de motivação do capital humano o qual na verdade, é peça fundamental para a execução dos serviços públicos.  Neste sentido, ao conduzir o tema para a área da segurança pública, a qual tem como principal ferramenta de atuação o a pessoa do policial, ser humano, carregado de emoções, fraquezas e talentos; se vê na GEP uma grande aliada para se resolver questões tão relevantes que se enfrentam no dia a dia das funções policiais.
                
Quando se fala em “Plano de Segurança Pública”, ouvimos todos os tipos de propostas mirabolantes mas, a somatória de todas elas, não nos leva a lugar algum sem a intervenção humana. Não lemos nestes planos alguém dizer que será implantando uma política de valorização do profissional de segurança pública ou um modelo de GEP voltado a compreender a origem do que levou nossos policiais a atingirem altos índices de desmotivação.
                
Na verdade o que precisa ser adotado no Brasil além de uma mudança radical no Sistema Nacional de Segurança Pública, são medidas de valorização dos profissionais desta área. Afinal os bons exemplos da iniciativa privada estão ai para nos mostrar que um profissional motivado, produz muito, abraça a filosofia da instituição e faz com que os resultados apareçam de forma concreta. 

Uma política nacional de segurança pública eficiente começa pela valorização dos cinco pilares da Gestão de Pessoas:




Wilian de Moura
Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata - MG

Gestor de Recursos Humanos, Educador Policial;  Pós graduando em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública, Especializado em Gestão e Comando de Guardas pela Escola de Comando de Guardas de São Paulo (ESCOM/CESDH), com capacitação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) em Aspectos Jurídicos da Abordagem; Capacitação em Educação Para o Trânsito; Crimes Ambientais; Filosofia dos Direitos Humanos aplicados a atuação policial; Gestão de Projetos; Sistemas e Gestão em Segurança Pública; Violência Criminalidade e Prevenção - Aspectos Gerais. Policiamento Comunitário Escolar, Planejamento Estratégico e Polícia Comunitária. 


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